Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CAMPANHA BUMBUM NO TANQUINHO

Todo mundo tem um conselho para dar àquela mãe desesperada cujo neném está cheio de assaduras. São muitos tipos de creme, dos mais oleosos aos mais sequinhos; produtos dos mais variados: talcos, óleos, lencinhos umedecidos... Tem gente que manda alterar a alimentação do bebê para comidas menos ácidas ou que gerem menos gases.

A verdade, minha gente, é que não existe nada melhor para resgatar aquela pele aveludada do neném do que lavar o bumbum no tanquinho.

Você pode estar se perguntando:
_ Como assim?

É isso mesmo, amigas e amigos, a ordem é lavar o bumbum no tanquinho – ou na pia do banheiro do bebê. É mais barato e muito mais eficaz.

As fezes, a urina e o suor (pois a fralda abafa a região do bumbum) por si mesmos já possuem substâncias que agridem qualquer tipo de pele ao ficarem em contato prolongado, principalmente quando se trata da pele dos bebês que ainda não têm a mesma resistência do tecido cutâneo de um adulto.

A água corrente e o sabonete são os melhores agentes para limpar completamente a bundinha do bebê retirando todo qualquer vestígio de substância proveniente das fezes e urina.

Atenção: quando se trata de meninos, observe que às vezes as fezes se acumulam embaixo do pênis e do saco escrotal; tratando-se de menina, a lavagem deve ser no sentido da vagina para o ânus, pois assim evita-se que as fezes penetrem a vulva provocando infecções.

Depois de lavar sob a torneira, é preciso secar bem a pele do neném.

Vale lembrar que essa secagem não pode ser esfregando a pele com a toalha, o que sensibilizaria ainda mais a região. Deve-se apalpar a pele com uma toalha fralda, de preferência, que absorve bem a água. Dê toda atenção às dobrinhas que costumam acumular água.

Aí sim, vamos investir num bom creme para prevenir assaduras e proteger a pele do bebê da vinda de mais dejetos. Nesse caso, é preciso investigar a que tipo de creme seu neném se adapta melhor. Os meus (tenho um casal) combinaram melhor com cremes mais sequinhos - como moro numa região mais quente, eles esquentam menos o bumbum.

Quando o neném já atingiu o estágio de assaduras, é preciso trocar a fralda com mais freqüência, lavando sempre a bundinha, até que a situação retorne ao normal. Se a fralda estiver só de urina, borrife apenas água para limpar a região.

Se a criança já estiver andando, deixe-a de vez em quando, sob a supervisão de um adulto sempre, de cueca ou de calcinha para refrescar o bumbum e para familiarizá-la com o peniquinho.

Uma dica bastante útil: quando o neném suja muito a fralda de fezes, ajuda passar o lenço umedecido para retirar o excesso (se preferir, passe algodão umedecido com água. Não economize nas bolas de algodão, despreze a que sujar e use uma limpa até retirar todo o excesso de dejetos). Depois lave o bumbum e seque.

Use o lencinho de forma bem suave, sem esfregar. No geral, deixe os lencinhos umedecidos para quando tiver de ir à rua com seu bebê. Eles são mais úteis para situações emergenciais (quando não se tem uma pia por perto).

Espero ter ajudado!

Participem dessa campanha em favor dos nossos pequeninos!

Lugar de lavar o bumbum é no tanquinho!

Por: Tatiana Guedes Melo
Agradecimentos à Enf. Eliene Rios Leite do consultório de aleitamento materno Calma http://www.calma.bio.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Amazon SearchBox