Total de visualizações de página

domingo, 16 de janeiro de 2011

Ritual da boa higiene infantil.

Quem é que não gosta de uma criança limpinha e cheirosa?
Para isso, devemos cultivar desde cedo nos pequeninos bons hábitos de higiene. Eles precisam de nós para desenvolver o senso de limpeza. Depois, sozinhos, seguem em frente.
Nossos pequeninos precisam de todo cuidado. Muitas vezes, por trabalharmos fora de casa, temos de deixar nossos filhos com babás ou em creches.
Contudo, devemos ter o cuidado de não negligenciar a boa higiene das nossas crianças.
Zelar pela boa higiene delas é uma forma de dar carinho.
Você deve deixar algumas recomendações com a pessoa que estiver cuidando da criança durante o dia.
Alguns itens devem ser observados:
  • Banho
  • Dentes
  • Orelha
  • Nariz
  • Unhas (mãos e pés)
  • Cabelos
Pela manhã, quando seu filho acordar, lave seu rostinho e retire as remelas.
É preciso escovar seus dentinhos sempre depois das refeições. Se possível, passar a fita dental. Não se esqueça de escovar a língua.
Verifique se as unhas estão cortadas e limpas. Cortá-las uma vez por semana. É bom para evitar doenças e também para que não se arranhem com a própria unha.
As unhas podem ser aparadas com cortador ou tesoura. Também há aqueles que preferem lixar. O importante é escolher o melhor método para não machucar o dedo da criança.
As unhas dos meus filhos eu corto com tesoura de ponta arredondada. Sempre inclino levemente a tesoura para cima, pois se cortar demais, não dá para cortar o dedo e nem deixar no sabugo.
Em lugares frios, banho uma vez por dia. Em temperaturas quentes, pode dar dois banhos.
Os cabelos podem ser lavados todos os dias, uma vez por dia. Não deixe seu filho dormir de cabelo molhado; além de prejudicar o couro cabeludo, pode deixar seu filho resfriado. Portanto, seque bem.
Penteie os cabelos todos os dias, principalmente depois do banho.
Não deixar as orelhas ficarem “cascudas”. Lave com água e sabão com cuidado para não entrar no ouvido e gerar infecção. Depois enxugue.
Pode também pegar uma fralda úmida (não pingando) dobrar a ponta, enrolar e limpar a orelha no sentido de dentro para fora. Se estiver muito suja, é bom passar um pouco de óleo para bebê em toda a orelha (não dentro do ouvido) para amolecer a sujeira, e depois passe a fralda como explicado acima para remover o óleo com a sujeira. Depois seque.
Não é mais recomendado usar o cotonete porque isso estimula a criança a colocar objetos pontiagudos no ouvido - sendo relatado por otorrinos muitos casos de tímpanos perfurados em crianças (e até em adultos).
Veja se o nariz tem secreção seca. Se tiver, coloque um pouco de soro para amolecer. Se a secreção estiver na abertura da narina, pode tirar com a ponta da fralda umedecida dobrada e enrolada. Se estiver mais para dentro, jamais introduza qualquer coisa para limpar, pois pode empurrar ainda mais a sujeira.
Criança com nariz escorrendo é péssimo. Dá impressão de desleixo. Tem que estar sempre limpando com lencinhos descartáveis. Limpe delicadamente para não arranhar a pele a criança.
Incentive a criança a escolher a roupa para vestir, fazendo-a participar do ritual da boa higiene.
Se fizer muito calor em casa, deixe a criança só de cuequinha ou calcinha.
Depois do banho, passe perfume apropriado à idade nela. Hum... Que cabecinha cheirosa!
Todo mundo aprecia uma criança bem cuidada. E uma boa higiene, com certeza, deixa a criança mais feliz.
Por: Tatiana Guedes Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores